Capa da Notícia Capa da Notícia
NOTICIAS

MULHERES NA ILHA DO MAIO CONCLUEM FORMAÇÃO EM PASTELARIA BÁSICA E ESTÃO APTAS PARA INICIAREM ATIVIDADES

access_time 03 de April de 2023

 

Um grupo de quinze mulheres concluiu, esta semana, uma formação em pastelaria básica e estão agora aptas para iniciarem as suas atividades com maior conhecimento e técnica, garantiu o formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), Mário Correia.

O mesmo afirmou que as formandas tiveram a possibilidade de conhecerem as noções básicas de pastelaria na primeira semana, já na segunda foram elas mesmas a confeccionarem os produtos e ele somente fez o acompanhamento dos processos.

Por isso considerou que as quinze mulheres estão aptas para iniciarem ou para darem seguimento às atividades que já vinham desempenhando, embora sem uma formação institucional.

Correia sublinhou ainda que, graças ao forte empenho e vontade de aprender que demonstraram durante as 60 horas de formação, está convicto de que estão capacitadas para o mercado de trabalho, caso sejam solicitadas.

 

Informou também que este é o último grupo, dos 45 inicialmente previstos, para a primeira fase, salientando que os inscritos foram divididos em grupos de 15 formandos para cada sessão, durante a qual contaram também com uma ou duas presenças masculinas.

Por seu lado, a formanda Jacira Tavares, considerou que esta acção de formação foi “muito boa”, tanto para si como para as colegas, visto que aprenderam coisas novas, embora num curto espaço de tempo, que na sua opinião poderia ter sido alargado, mas considerou que está capacitada para fazer os produtos que sempre desejou saber fazer.

Por estar na área de restauração, mais ligado à lavandaria e andares, aquela formanda frisou que o seu desejo era participar na formação que foi ministrada com o primeiro grupo, no entanto admitiu que não está arrependida da oportunidade que teve, e prometeu colocar em prática o conhecimento adquirido, embora ainda não tenha delineado o seu próprio projecto.

A vereadora pela área de formação profissional Ivanira Silva, enfatizou que este é mais um sinal da autarquia em querer empoderar as mulheres para o mercado do trabalho, destacando que estas acções de formação vêm na sequência do financiamento das obras de ampliação, modernização e requalificação do porto do Maio, destinado ao reforço das actividades económicas na ilha.

Aquela autarca sublinhou, por outro lado, que esta formação tem sido destinada às mulheres, por serem a camada social com menos oportunidade no mercado de trabalho, principalmente na ilha do Maio, por isso essa escolha, com vista a empoderá-las para estarem capacitadas, tanto para levarem a cabo as suas próprias actividades ou para prestarem serviço em empreendimentos de restauração e hoteleiros.

Ivanira Silva informou que, este tipo de formação vai ser continuada nos próximos meses, ressalvando que nesta primeira fase contaram com a participação de 45 formandos, graças à parceria levado a cabo com o IEFP e EHTCV, e do hotel Atlântico House, onde decorreu a acção de formação.