Capa da Notícia Capa da Notícia
Artigo

PORQUE FINGIMOS ORGASMOS?

access_time 15 de March de 2023

 

Sendo muito sincera não cansarei de repetir que o sexo vai muito além do orgasmo. Mesmo assim, é verdade que, para muitas pessoas, o orgasmo é uma parte importante na satisfação sexual, mental e com o casal. Por quê?

Uma das razões é simplesmente fisiológica: quando chegamos ao orgasmo, nosso cérebro libera substâncias que nos fazem sentir feliz. As protagonistas de se o orgasmo é ou não uma experiência maravilhosa, são:

Dopamina: Gera expectativa e a alegria que nos motiva perante o encontro sexual. É também o responsável por dizer ao cérebro Quero repetir esta experiência sim ou sim!"

Serotonina: Reduze o estresse e melhora nossa autoestima. É como uma injeção de amor próprio

Ocitocina: Aumenta a conexão com a outra pessoa e faz você querer chegar mais perto e abraçar seu amigo de jogo.

Endorfinas: Elas são culpadas por você dormir e ficar em um estado de relaxamento absoluto.

Embora toda essa química funcione e nos dê uma subida, há muitos outros fatores que podem interferir em nossa experiência e torná-la não o que esperávamos. Por exemplo, quantas vezes você fingiu orgasmo para não machucar o sentimentos da outra pessoa? Ou quantas vezes você fingiu para terminar o ato quanto antes porque não estava a sentir prazer, ou estava a sentir vergonha? Você já fingiu só para mostrar que não é difícil para você chegar ao orgasmo?

A questão é que fingir, assim como mentir, nos ajuda modular uma situação e redirecioná-la para a nossa Zona de conforto. Isso significa que, às vezes, pode nos ajudar a nos livrar de problemas ou até mesmo erotizar a situação e, em outros, limita-nos a explorar nosso prazer em favor de outras coisas. Você sabe reconhecer quando fingir nestes casos joga a seu favor e quando não? Com este artigo pretendo tornar muito fácil de descobrir; então sente-se e leia!

  • De acordo com uma pesquisa, entre 53 e 65% de pessoas com vulva fingem orgasmos; para você ter uma ideia, de 10 x pessoas em um quarto aproximadamente 6 fingem orgasmos regularmente.
  • 25% dos homens e pessoas com pênis fingem orgasmos. Sim, como você lê, não é apenas uma questão de gênero, nem uma questão das mulheres. (Men’s and Women’s Reports of Pretending Orgasm, 2010).
  • Um estudo interessante de 2012 revelou que, quando as pessoas com vulva perceberam uma possível infidelidade no casal, elas se deram mais chances de fingir o orgasmo durante a relação (Kaighobadi et al., 2012).

- A consequência direta desses datos?  um 90% das pessoas estão preocupadas em perceber se seu parceiro atinge ou finge o orgasmo. Irônico, certo? (McKibbin e outros, 2010).

As razões para fingir podem ser muito diferente. E é que cada pessoa tem uma história de vida e necessidades diferentes, portanto, há tantas razões como realidades!

Ainda assim, podemos destacar alguns mais recorrentes:

-Fingir para acabar com o encontro sexual antes possível (por exemplo, devido ao cansaço, á falta de prazer, o por sentir desconforto durante a pratica sexual, etc)

- Fingir para não machucar os sentimentos do parceiro (por exemplo, você quer reconhecer seus esforços, ou fazê-lo sentir que está tendo um bom desempenho uma boa performance)

- Fingir para gerenciar uma situação pessoal estranha (por exemplo, por vergonha durante algumas práticas, ou por se sentir insegura o poco confortável com a sua imagem..)

- Fingir para erotizar o contexto (para exemplo, ouvir gemidos te ajuda e te excitar mais)

- Fingir porque você pode estar preocupada se tem alguma disfunção sexual (por exemplo, preocupado em não conseguir chegar ao orgasmo ou o trastorno do desejo e excitação sexual, etc).

E a lista dos possíveis motivos pelos quais se fingem orgasmos seria infinita.

Massss, fingir orgasmos pode ser um problema a partir do momento em que se torna a principal ou a única ferramenta para enfrentar nossa vida sexual compartilhada e, portanto, afeta nossa vida sexual e/ou a de nossos parceiros.

Se você se identificou com algo do escrito acima…Não entre em pânico! Na minha GUÍA PARA MELHORAR SUA AUTOESTIMA SEXUAL tem varias estratégias e exercícios práticos que vão ajudar se você quiser redescobrir e aproveitar mais o sexo com seu parceiro ou sozinha.

Às vezes fingir acontece pela ignorância do nosso corpo e do nosso potencial erótico. Se conhecer a si mesma é a melhor maneira de descobrir o que gostamos de fazer na cama e comunicá-lo aos nossos parceiros sexuais. Quem vai saber melhor do que você, o que é que você gosta e do que jeito gosta? A auto sedução, exploração e masturbação é uma das melhores ferramenta para se descobrir.

Quando o fazemos, além de nos dar prazer, coletamos muitas informações sobre o que funciona para nós e para nossos parceiros sexuais. Então, mãos á massa! Tome um momento apenas para você e lembre-se que descobrir a si mesma é um processo.

Sem pressa ou exigências, Trata-se de auto-sedução!

“Quando a mulher assumir o prazer erótico como seu, souber encontrá-lo e buscá-lo dentro de si, não terá que fingir orgasmos e iniciará um novo modelo de Sexualidade Feminina sem ter que repetir estereótipos e práticas sexuais ou papéis herdados de centenas de pessoas, e gerações atrás” (De Béjar 2006).

 

Se as mulheres realizássemos mudanças em nossa sexualidade, ambas as partes (o masculino e o feminino) sairiam ganhando, pois o homem ficaria isento de uma grande responsabilidade de ser o "doador de prazer" que é um fardo muito forte já que ele sempre tem que ser disposto e mostrar uma ereção bastante firme e duradoura.

 

Concluindo, a tarefa que resta às mulheres é conhecer seus corpos para poder orientar seus parceiros, isto é, se desejam compartilhar eroticamente com outra pessoa ou se dar prazer.

 

Cuide de você,

E cuide do seu bem-estar,

E disfrute duma vida sexual prazerosa.

 

Sandra González Pérez

Psicologa, Sexóloga e Terapeuta.